Fechar

4ª Vara Federal reduz 38% dos processos em tramitação em um ano

Na última semana de março de 2019 foi realizada a inspeção anual da 4ª Vara Federal de Sergipe, que tem por objetivo analisar o desempenho da unidade sob os aspectos administrativo, cartorário e jurisdicional, com as correções de eventuais deficiências ou falhas apuradas a fim de assegurar ao jurisdicionado um serviço efetivo e de qualidade.

À frente da titularidade da 4ª Vara desde novembro de 2015, o Juiz Fernando Escrivani e sua equipe procuraram diagnosticar necessidades específicas e relevantes que careciam de solução para a otimização do desempenho daquela unidade, desenvolvendo ano após ano uma atividade contínua de planejamento, aplicação e revisão de rotinas de trabalho.

Nesse sentido, criaram-se e revisam-se fluxogramas de tramitação  que atendiam às peculiaridades de cada uma das classes processuais em curso na 4ª Vara; do mesmo modo, elaborou-se e atualiza-se manual de boas práticas que em seu conteúdo procura servir de guia uniformizador, simples e eficaz para as diferentes tarefas e procedimentos a serem realizados diuturnamente no âmbito da mesma unidade.

Também foram desenvolvidos um manual de orientação específico para as tarefas de assessoria e uma base de documentos completa e indexada por mecanismos que tornam sua consulta e utilização rápida e eficiente. Por fim, mesmo com uma severa redução do quadro de pessoal, conseguiu-se estabelecer uma pauta anual de três leilões e que, em 2020, deve chegar o número de quatro edições por ano.

Graças a essas iniciativas, a 4ª Vara Federal chegou ao fim de sua inspeção de 2019 com um total ajustado de 1.785 processos em tramitação, número 38% menor que o registrado no ano anterior. Da mesma forma, colocando a unidade em uma posição de destaque, os relatórios emitidos pelo sistema BI atestam que nos últimos doze meses a 4ª Vara Federal atingiu a média de 79 dias entre distribuição e julgamento do processo; 53 dias entre conclusão e julgamento e 56 dias até o arquivamento.

Sem descuidar da sempre presente necessidade de enfrentamento dos vários desafios que se descortinam para o futuro, o Juiz Fernando Escrivani credita o excelente desempenho até agora alcançado à sua equipe, que se mostra sempre versátil, motivada e extremamente comprometida a fazer tudo o quanto necessário para entregar ao público atendido pela 4ª Vara Federal um serviço de elevado padrão. 

Fechar
25/04/2019 - 11:11:00