small_brasao.jpg (4785 bytes)
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA FEDERAL
Seção Judiciária do Estado de Sergipe

 

wpe20.jpg (2542 bytes)

   bt-administrativo.jpg (3094 bytes)

Ação: Mandado de Segurança

Impte: Josefa Rivalda Andrade

Impdo: Presidente do Conselho Regional de Contabilidade

Juiz Federal: Ricardo César Mandarino Barretto

 

Administrativo. Mandado de Segurança. Registro no CRC.

Se a lei não previu a exigência de aprovação em exame de sufiência para registro em Conselho Profissional, não pode a Resolução fazê-lo, sob pena de afronta à reserva legal  estatuída no inciso XIII, da Constituição Federal.

 

SENTENÇA:

Vistos, etc...

Josefa Rivalda Andrade, qualificada na inicial de fls. 02, impetra o presente “writ”, com pedido de liminar, contra ato do Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, objetivando eximir-se da obrigação de submeter-se ao exame de suficiência, a fim de obter o registro profissional naquele órgão.

Sustenta sua pretensão em arrazoado de fls. 02/08, aduzindo que era registrada no CRC até 1994, quando requereu a suspensão do registro profissional, vindo a solicitar sua reativação em junho do corrente ano, tendo sido indeferido seu pedido por haver decorrido mais de 05 anos da suspensão.

Tece comentários doutrinários e jurisprudenciais para fundamentar a sua tese, junta documentos, pede a liminar, o deferimento da justiça gratuita e, ao final, a concessão da segurança.

Reservei-me para apreciar a liminar após a notificação da autoridade coatora que, em suas informações (fls.51/57), aduz, preliminarmente a impossibilidade jurídica do pedido e, no mérito, sustenta a legalidade do ato impugnado, afirmando que a exigência do exame de suficiência está amparada na legislação que rege os Conselhos Federal e Regional de Contabilidade e visam obter uma melhor qualidade dos profissionais em Contabilidade.

Nas fls. 98, indeferi a liminar.

O MPF opinou pela concessão da segurança.

É o relatório.

A preliminar, nos termos argüidos, confunde-se com o mérito da questão, uma vez que pode ser resumida na assertiva de que a autora, nos termos da legislação aplicável, não faz jus ao registro profissional sem a aprovação em exame de suficiência. Ora, a impossibilidade jurídica do pedido tem lugar quando uma determinada pretensão, abstratamente considerada, passa à margem do ordenamento jurídico, que a veda. Saber se a impetrante merece ou não ter deferido seu registro é matéria para ser solucionada com a acolhida ou não do pedido. Assim, passo ao mérito para melhor analisá-la.

Com efeito, a Resolução n.º 933/02 extrapolou os limites de seu âmbito de abragência, uma vez que tratou de matéria que só poderia ser veiculada por lei em sentido estrito, ferindo os princípios insculpidos nos incisos II e XIII, do art. 5º, da Constituição Federal, “in verbis”:

 

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

 

Ora, se é necessário o registro no Conselho de Contabilidade para que se exerça regularmente a profissão de contabilista, por força da reserva legal instituída no inciso XIII, somente havendo lei prevendo a exigência do exame de suficiência é que poderá o CRC condicionar o registro à aprovação no referido exame.

Por outro lado, se não há sequer lei autorizando a instituição e exigência do exame, não pode uma Resolução Administrativa fazê-lo em seu lugar, pois se trata de norma que tem hierarquia inferior à lei em sentido estrito.

É certo que o Decreto-Lei n.º 9.295/46, que criou os Conselhos, sequer estabeleceu condições para a concessão do registro, sendo por demais omisso. Esse fato, no entanto, não autoriza a autoridade administrativa a impor condições, que não seja a exigência do próprio curso.

No mesmo sentido, vem decidindo os Tribunais Regionais Federais, conforme se vê dos seguintes julgados:

 

EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA.CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. REGISTRO. EXIGÊNCIA DE EXAME DE SUFICIÊNCIA.

Não é compatível com o princípio da legalidade a exigência de exame de suficiência para registro no Conselho Regional de Contabilidade, mormente se a exigência não decorre de lei, mas sim de resolução.

Apelo improvido.

(TRF 4ª Região – AMS n.º 76882-PR/Relator(a) JUIZ JOEL ILAN PACIORNIK/DJU: 23.05.2002 PÁGINA: 946).

 

EMENTA: ADMINISTRATIVO. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. EXAME DE SUFICIÊNCIA. REGISTRO PROFISSIONAL. DECRETO-LEI N.º 9.295/46.

1. O Decreto-Lei n.º 9.295/46, que regulamenta a profissão do contador e do técnico em contabilidade, não prevê o exame de suficiência como requisito  para o exercício profissional e para a inscrição no órgão de classe.

2. O fato de haver previsão no referido Decreto (artigo 6º, alínea “a”) no sentido de que o Conselho Federal de Contabilidade tem competência para organizar seu regimento interno, não implica na faculdade de dispor sobre exame de suficiência como requisito para concessão de registro profissional.

(TRF 4ª Região - AGRAVO DE INSTRUMENTO n.º 87302-RS/Relator(a): JUIZA LUIZA DIAS CASSALES/ Data da decisão: 13.11.2001/DJU: 23.01.2002 PÁGINA: 683).

 

EMENTA: ADMINISTRATIVO. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. EXAME DE SUFICIÊNCIA. REGISTRO PROFISSIONAL.

A competência do Conselho Federal de Contabilidade para organizar seu regimento interno, nos termos do art. 6º, al. "a", do Dec.-Lei n.º 9.295/46, não implica faculdade de dispor sobre exame de suficiência como requisito para concessão de registro profissional.

Agravo regimental prejudicado.

(TRF 4ª REGIÃO - AGRAVO DE INSTRUMENTO n.º 78411- RS/Relator(a): JUIZ VALDEMAR CAPELETT/ Data da decisão: 05.06.2001/ DJU: 04.07.2001 PÁGINA: 929).

 

EMENTA: MANDADO DE SEGURANÇA. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. EXAME DE SUFICIÊNCIA. ILEGALIDADE. RESOLUÇÃO N.º 853/99. VIOLAÇAO AO ART. 5º, INCISO II, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

1. Compete à Justiça Federal processar e julgar os Conselhos Profissionais, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal em liminar na ADIN n.º 1717-6.

2. Não compete ao Conselho Federal de Contabilidade exigir, por resolução, exame de suficiência não previsto em lei, no sentido de normatizar a profissão de contabilista.

3. Qualquer exigência para o exercício da profissão que extrapole aquelas constantes do Decreto-Lei n.º 9.295/46 somente poderá ser feita por meio de lei, sob pena de desrespeito ao art. 5º, inciso II, da Constituição Federal.

4. Ilegalidade da exigência do exame de suficiência para o exercício da profissão de contabilista.

5. Apelação e remessa oficial improvidas. Sentença mantida.

(TRF 1ª Região – AMS n.º 36000102168-MT/Relator(a): DESEMBARGADOR FEDERAL FAGUNDES DE DEUS/Data da decisão: 10.06.2002/DJ: 02.08.2002 PAGINA: 95)

 

Isto posto, concedo a ordem para determinar que a autoridade impetrada efetue o Registro Profissional da impetrante sem a necessidade de submissão ao Exame de Suficiência.

Custas pelo impetrado.

Sem honorários, por força da Súmula 512, do STF.

Sentença sujeita ao reexame necessário.

P.R.I.C.

Aracaju, 31 de Outubro de 2002.

 

Ricardo César Mandarino Barretto
Juiz Federal - 1ª Vara