Notícias

JF5 MARCA PRESENÇA NO FESTLABS 2022

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, participou, na manhã de hoje (30/11), da abertura do FestLabs 2022: Festival Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. O evento reúne representantes de todos os segmentos de Justiça do país, para troca de experiências e construção de parcerias no desenvolvimento da Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O festival acontece até amanhã, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), e inclui oficinas, palestras, exposições e feira de projetos em sua programação. Servidores(as) da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) também participam do encontro.

A abertura oficial do FestLabs foi feita pelo desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello, diretor da Esmape. “O Judiciário do século 21 precisa estar apto a girar tão rápido quanto a sociedade gira, mas sem abrir mão da reflexão, da ponderação, da inovação, da uniformidade, do compartilhamento e do apoio mútuo, para que caminhemos juntos”, afirmou.

Em seguida, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão enfatizou a importância de reconhecer e respeitar as pessoas mais antigas do Judiciário, que trabalharam abrindo caminhos para os magistrados(as) e servidores(as) de hoje. “Bater carimbo já foi muito importante. Chegamos até aqui porque muita gente deixou um tijolo nessa construção coletiva; computador não funciona sem energia”, ponderou.

Para a conselheira do CNJ Salise Monteiro Sanchotene, laboratórios de inovação são catalisadores da inovação dentro do Judiciário. “A política de inovação não pode depender de gestões, precisa transcender mesas diretoras, e vocês têm um papel muito importante nisso”, disse a conselheira aos laboratoristas participantes.

JF5 - Servidora da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) e integrante do Laboratório de Inovação da seccional pernambucana (LABI FERVO), Gabriela Assunção destacou a importância do evento não só para a JF5. “É uma oportunidade dos laboratórios da JF5 fazerem trocas com laboratórios de todo o país, de todos os segmentos da Justiça. É muito comum o Poder Judiciário trabalhar em ilhas, sem conexão com todo o ecossistema do Judiciário, então, um evento como esse é muito importante por promover essa troca”, avaliou.

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) montou um stand para apresentar três produtos desenvolvidos pela seccional, fruto da residência universitária: Clique Junte, Justus e o Carboeta. “Apesar de recente, a residência em TI de Alagoas tem produzido excelentes resultados, dentre eles, o premiado ‘Clique Junte´ que, através da integração entre o e-mail do usuário e o Pje 2.X, agiliza de forma significativa a atividade dos cartórios, liberando o servidor para a execução de atividades que requeiram a análise processual, ao passo em que o robô assume a execução de atividades repetitivas e burocráticas”, destacou Felipe Martiniano, diretor da 14ª Vara da JFAL.

O FestLabs é uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da Esmape, coordenado pelo Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5