Notícias

Servidor da JFSE foi um dos facilitadores do primeiro Ideathon promovido pelo TRF5

O servidor Alaim Matos Henriques Nascimento, supervisor da Seção de Assessoria Jurídica, foi um dos facilitadores da primeira edição do Ideathon, gamificação na qual, a partir de uma ideia ou problema, podem ser elaborados projetos e planos de ação para empresas ou instituições. A atividade foi desenvolvida na última sexta-feira, 18, durante o XI Encontro de Juízes Federais da 5ª Região, realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, em João Pessoa/PB.

Participaram do Ideathon, termo que tem origem nas palavras “maratona” e “ideias”, juízes e juízas federais da 5ª Região, com o objetivo de pensar soluções para as dificuldades de colheita da prova testemunhal e da função do juiz diante das falhas de outros atores processuais. Da JFSE, participaram os magistrados Gilton Batista Brito, diretor do Foro e 1ª Relatoria da Turma Recursal; Francisco Guerrera Neto, substituto da 5ª Vara; e Tiago José Brasileiro Franco, titular da 6ª Vara.

Divididos em grupos, os magistrados utilizaram técnicas de design thinking e propuseram soluções para melhorar a produção de provas testemunhais, especialmente em ações previdenciárias e penais. Ao final da oficina, que teve três horas de duração, cada grupo apresentou seu trabalho imersivo.

Também foram facilitadores do Ideathon as servidoras Gabriela Assunção (JFPE), Danielly Beserra (JFPE) e Flávia Teixeira (JFCE), além dos servidores Rogério Xavier (JFPB), Magnus Medeiros (TRF5) e Marco Heleno Moura Filho (JFCE).