15/04/2024 | 16:40:02 | 1472
Fechar Notícia Imprimir

JFSE promove formação de facilitadores em Justiça Restaurativa

Nos meses de março e abril, a Justiça Federal em Sergipe (JFSE) promoveu a “Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa no âmbito da 5ª Região”. O módulo I, que consiste na parte teórica do curso, com carga horária de 10h, foi realizado entre os dias 11 a 14 de março. Já o Módulo II, de prática vivencial, com 40h, foi realizado nesta semana, de 8 a 12 de abril.

A instrutoria do curso foi de Carla Rodrigues de Souza, técnica judiciária da Justiça Federal de São Paulo (JFSP), com o auxílio da juíza de Direito do estado da Bahia, Cristiane Menezes Santos Barreto.

O curso visa capacitar os servidores da região para implementar os Centros ade Justiça Restaurativa em suas respectivas Seções. Ao final da formação, os participantes estarão habilitados a criar processos de mudança construtivos e colaborativos para reduzir a violência e aumentar o sentimento de justiça nas interações diretas e nas estruturas sociais, desenvolvendo a competência em gerir um processo de mudança significativa no paradigma da Justiça.

Participaram do curso o juiz federal substituto da 7ª Vara - Subseção Judiciária de Estância e coordenador do Centro de Conciliação (Cejusc) da JFSE, Pedro Esperanza Sudário, a juíza federal Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega, coordenadora do Cejusc da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), além de servidores do Poder Judiciário dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, e conciliadores da JFSE.